Astrovirologia: A busca por vírus no espaço

Você provavelmente já ouviu falar do campo da astrobiologia, mas e o campo da astrovirologia?

Apesar de os vírus serem extremamente difundidos na Terra, poucos estudos tentaram procurá-los no espaço. Mas isso pode mudar em breve. – Astronomy

Considerando que os vírus são as entidades biológicas mais prevalentes na Terra, você esperaria que muita pesquisa na Astrobiologia se concentrasse em encontrá-los no espaço também, certo?

Errado.

Até o momento, quase nenhuma pesquisa analisou a possibilidade de vírus “viverem” no espaço ou em outros mundos. Mas agora, Ken Stedman, professor de biologia da Universidade Estadual de Portland, quer iniciar a pesquisa nessa área.

De acordo com um artigo publicado na edição de fevereiro de 2018 da Astrobiology, Stedman e seus colegas argumentam que é hora dos astrônomos ampliarem sua busca cósmica pela vida também vasculhando o espaço por vírus. “Mais de um século se passou desde a descoberta dos primeiros vírus”, disse Stedman, “ao entrar no segundo século de virologia, podemos finalmente começar a focar além do nosso próprio planeta”.

Existem 10 a 100 vezes mais vírus na Terra do que qualquer outro organismo celular, diz Stedman. E isso também pode se aplicar a outros planetas e suas luas. Além disso, muitos pesquisadores suspeitam que os vírus tenham desempenhado um papel importante na criação da vida. De acordo com um relatório da Academia Americana de Microbiologia, “sem vírus, a vida na Terra seria muito diferente, ou talvez não houvesse vida”.

 

Com mais de 1,5 micrômetro de comprimento, o pitovírus é o maior vírus já descoberto. – National Geographic

 

“Com este artigo”, disse Stedman, “esperamos inspirar a integração da pesquisa de vírus na astrobiologia e também apontar questões prementes na astrovirologia, particularmente em relação à detecção de biosassinaturas de vírus e se os vírus podem se espalhar extraterrestriamente”.

 

Texto traduzido por Eric Rocha, Secretário-geral e Coordenador de TI da SEASE.

Referências:

https://astronomy.com/news/2018/01/the-hunt-for-viruses-in-space

https://www.liebertpub.com/doi/pdf/10.1089/ast.2017.1649

https://nationalgeographic.com/news/2014/7/140716-giant-viruses-science-life-evolution-origins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *