Tomate e outras oito plantas nascem com sucesso em solo marciano

Plantas nascem em solo simulado da Lua e de Marte. (Créditos da imagem: Open Agriculture).

Se quisermos sobreviver fora da Terra, precisamos encontrar uma maneira de cultivar nossa própria comida, e agora temos mais plantas para produzir alimentos do que o filme de Matt Damon sugere. Experiências realizadas usando réplicas do solo da Lua e de Marte produziram colheitas com sucesso.

Curiosamente, o solo equivalente ao de Marte era melhor que o solo da Lua no cultivo das plantas — fornecendo esperança para uma futura agricultura no Planeta Vermelho.

Os pesquisadores usaram uma reprodução de regolito desenvolvida pela NASA, a mistura solta de sujeira, poeira e outros detritos encontrados no topo da superfície dura de Marte e da Lua. O simulador de regolito foi misturado com material orgânico que os astronautas precisariam trazer da Terra para uma base fora do planeta ou que poderiam ser restos de compostagem de colheitas anteriores.

Em testes em 10 culturas diferentes — agrião, rúcula, tomate, rabanete, centeio, quinoa, espinafre, cebolinha, ervilha e alho-poró — as culturas cresceram bem e produziram partes comestíveis, com exceção do espinafre.

O experimento já existe há vários anos, mas agora um artigo revisado por pares foi publicado na revista Open Agriculture sobre os resultados.

As colheitas se saíram melhor no regolito marciano do que no lunar, relataram os pesquisadores — a mistura marciana é baseada em observações registradas pelas sondas Vikings e do rover Pathfinder, e usa amplamente material de uma área vulcânica do Havaí.

Quanto ao regolito da Lua, na verdade temos amostras — apenas o suficiente para o cultivo. O simulador aprovado pela NASA é baseado em material coletado nos desertos de Flagstaff, Arizona, nos EUA.

Além do crescimento bem-sucedido de nove das espécies cultivadas, os cientistas conseguiram colher sementes suficientes das plantas de rabanete, agrião e centeio para iniciar uma segunda colheita.

Ainda há muito trabalho a fazer antes que possamos abrir nossas fazendas em Marte e na Lua – este estudo analisou apenas o tipo de solo disponível na Lua e em Marte, sem levar em consideração os outros fatores adversos que as plantas enfrentariam, como radiação solar, calor e frio extremos (é provável que tenhamos que cultivar nossas colheitas em ambientes fechados).

No entanto, este é um passo positivo em frente. O progresso sempre será lento quando se trata de cultivar plantas em outros planetas, mas há sinais positivos de que estamos chegando lá. [ScienceAlert].

Referência:

  1. WAMELINK, G. W. W. et al. “Crop growth and viability of seeds on Mars and Moon soil simulants”; Open Agriculture, 2019. Acesso em: 30 dez. 2019.

 

 Esse texto foi originalmente publicado por Giovane Almeida em Ciencianautas. Acesse o original aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.