No último fim de semana (29 e 30/11 e 01/12) tivemos a realização de mais um evento da SEASE em parceria com a CCTECA. Foi a X SEASE (Semana de Astronomia de Sergipe), que contou com a participação de pessoas ligadas a alguns grupos de astronomia do Estado, tais como, a própria SEASE, o CAILA (Cluba de Astronomia do IFS de Lagarto), o GAS (Grupo de Astronomia Singularidade – Atheneu Sergipense) e professores do Departamento de Astrofísica da UFS (DFI/UFS).
Este ano o formato foi mais condensado que nos anos anteriores, concentrando o evento em três dias de palestras, com uma observação no primeiro dia (sexta-feira), da conjunção Lua/Saturno/Vênus. O evento foi realizado na sala de mecânica da CCTECA.
A ideia primordial da Semana de Astronomia de Sergipe foi integrar grupos que trabalham com a astronomia em nosso Estado, bem como incentivar a formação de novos e a divulgação ao público da ciência astronômica.
Sala de mecânica (CCTECA) onde o evento foi realizado nos três dias
Participantes do evento e curiosos observam a Lua, Satuno, Vênus e Júpiter, nos telescópios da SEASE, em plena calçada do Parque da Sementeira (CCTECA).
Na abertura da sexta-feira o espaço foi dos sócios da SEASE e GAS. Antes, porém, foi realizada uma observação com telescópios para participantes e transeuntes na calçada da entrada da CCTECA. O público pode observar o fenômeno de Conjunção entre a Lua, Saturno, Vênus e também Júpiter.
Sócio Enzo Rafael da SEASE e membro fundador do GAS, conta a trajetória de seu grupo entre 2017 e 2019, no Atheneu Sergipense.
O sócio da SEASE Eric Soares, mostra um pouco de seu trabalho acadêmico de mestrado na UFS, com o uso de redes neurais profundas em astrofísica estelar.
Dando continuidade ao evento no sábado, tivemos, além dos grupos amadores, profissionais e professores do Departamento de Física da UFS, que contribuíram significativamente com duas palestras enriquecedoras.
Professor Dr. Rodrigo Vieira (DFI/UFS), mostra um pouco do seu trabalho na pesquisa de Estrelas do tipo Be.
O Prof. Dr. Diogo Souto (DFI/UFS) traz uma apresentação sobre exoplanetas e a busca por uma ‘nova terra’.
Encerrando no domingo contamos com a participação dos parceiros do IFS/Lagarto, como CAILA (Clube de Astronomia do IFS de Lagarto), coordenado pelo Prof. Msc. Douglas Leite (IFS – Campus Lagarto). Tivemos também a participação da sócia da SEASE, Thaynara Santos, atual coordenadora do Asteroid Day em Sergipe e recentemente escolhida para coordenação nacional do evento.
Os sócios do CAILA: Aryelle Carvalho (Edificações), Victória Santana (Edificações) e Alexandre Cruz (Licenciatura em Física), apresentam às ações do grupo no centro sul sergipano.
A sócia Thaynara Santos (SEASE), mostra ações e perspectivas para o Asteroid day em 2020, recentemente ela assumiu a coordenação nacional do evento.
Entre às palestras, uma pequena pausa para o lanche, e um momento descontraído de tirar dúvidas ou debater os temas apresentados.
Podemos concluir que, após os três dias, o evento, apesar de menor que outros anos, foi um sucesso, pois conseguimos integrar diferentes grupos e trazer variados temas que foram apresentados e debatidos. O público também aprovou a realização da X SEASE, e esperamos realizar no próximo ano um evento ainda maior e mais integrador. Aos que por algum motivo não puderam participar, em 2020 estaremos novamente apostos com a realização da XI SEASE, então até o próximo ano e céu aberto a todos.
6 comments on “Como foi a X SEASE”