Relatório do XVII EANE

 

RELATÓRIO DO XVII EANE 

SOCIEDADE DE ESTUDOS ASTRONÔMICOS DE SERGIPE 

SÓCIOS PARTICIPANTES: PRISCILLA ARAGÃO MENEZES DA SILVA, LIS RAMOS BARRETO DE ALMEIDA, MARIA BEATRIZ SANTOS LIMA, THAYNARA SANTOS NASCIMENTO, IVO MATIAS CAMPOS.  

RELATORA: THAYNARA SANTOS NASCIMENTO. 

    

ARACAJU, 23/06/2017 
 

O QUE É O EANE? 

No nordeste do Brasil, desde a década de 70 do século XX, temos procurado nos reunir para discutir, aprender e compartilhar a astronomia. Desde 2005 realizamos anualmente encontros regionais. No período de 2005 a 2012 nossos encontros foram denominados Encontros Interestaduais Nordestinos de Astronomia – EINA. A partir de 2012 resgatamos a denominação primeira e tradicional, Encontro de Astronomia do Nordeste – EANE, cunhada por mestres como Rubens de Azevedo, Jorge Polman e Rômulo Argentiere. Identificamos cada EINA ao EANE respectivo. Dessa forma, temos no I EINA o 5º EANE, no II EINA o 6º EANE e assim sucessivamente. 

    

EANE EM MACEIÓ 

 Nesse ano de 2017, o 17° EANE foi realizado na cidade de Maceió, no estado de Alagoas. Nos dias 15, 16 e 17 de Junho.  O 17º EANE foi organizado pela Liga Norte-Nordestina de Astronomia com apoio do Observatório Astronômico Genival Leite Lima da Secretaria da Educação do Estado de Alagoas, Clube de Astronomia de Maceió, e da Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas. O evento contou com cerca de 69 pessoas. As atividades ocorreram no Centro de Formação Dr. Ib Gatto Falcão – Centro Educacional de Pesquisas Aplicada – CEPA – 57055-000, Avenida Fernandes Lima, Farol, Maceió, Alagoas  

Na abertura do evento contamos a palestra da Profa.Dra. Maria Elizabeth Zucolloto, do Museu Nacional da UFRJ  (Universidade Federal do Rio de Janeiro). De título “em busca dos meteoritos brasileiros”. A palestrante contou um pouco da vasta história das descobertas de meteoritos no Brasil, e de suas participações em buscas. 

No Segundo dia, tivemos a palestra “O Ensino da astronomia na educação básica segundo a legislação vigente” do Prof. Me. José Isnaldo de Lima Barbosa / Instituto Federal de Alagoas. O mestre apresentou os aspectos da legislação no que tange o ensino de astronomia. Em seguida, ocorreu a exposição de pôsteres, astrofotografias, astropoesias, astropinturas e telescópios. Logo depois, a palestra de tema “A origem e as dimensões do metro”, do Prof. José Rodrigues de Medeiros – Associação Paraibana de Astronomia”. O professor explicou os processos de medições e como o avanço do conhecimento ajudou a encontrar as unidades de medidas que utilizamos. No mesmo dia, contamos com várias apresentações orais, das 14h às 15:30h. Logo após, contamos com mais uma exposição de pôsteres. 

No final da tarde, tivemos dois minicursos:  Alinhamento polar para astrofotografia / Marcelo Zurita – APA, que mostro uma forma muito eficaz de alinhar equipamentos. Confecção de espelhos esféricos para telescópios newtonianos – Genisson Panta e Adriano Aubert / CLAM e OAGLL, que apresentou formas de como construir espelhos esféricos. 

Em seguida, contamos com a apresentação  de Mitsuo Ishiguro da Sociedade Astronômica do Recife – SAR, de tema “Astronomia e meio ambiente”. Mostrou os problemas ambientais que o avanço da tecnologia tem causado e como a astronomia pode ajudar a combatê-los. E terminaríamos o dia com uma visita ao OAGLL (Observatório Astronômico Genival Leite Lima),porém devido à chuva, a visita foi cancelada. 

No último dia, começamos com a palestra “Panorama Atual da Radioastronomia Amadora” de Paulo Vamberto da Associação Paraibana de Astronomia – APA. Mostrou todo cenário da rádio astronomia amadora. Em seguida, uma exposição com pôsteres. 

Logo depois, a palestra “Epsilon Gruids e August Caelids – Primeiras Chuvas de Meteoros Descoberta por Brasileiros ”, Marcelo Zurita – Associação Paraibana de Astronomia e Brazilian Meteor Observers Network. Apresentou todo o trabalho da BRAMON, além de mostrar cada passo da descoberta da chuva de meteoros.  

Às 13h deu-se início as apresentações orais, e terminou Às 15h.  

Em seguida foram ministrados dois minicursos: Introdução à astrofotografia – Romualdo A. A. Caldas / CEAAL, explicou conceitos e a história da astrofotografia. Fotometria de estrelas variáveis com Iris e AFVis – Adriano Aubert / OAGLL, mostrou e explicou todo processo de fotometria. 

A palestra final foi “Cosmologia – Dos mitos gregos às equações de Einstein” do Prof. Dr. Antônio de Pádua Santos / IF-UFRPE, que explicou toda a história da busca do conhecimento humano, no que envolve a astronomia, e a ciência contemporânea. 

E o evento terminou com assembleia final do 17º EANE, que contou com representantes de clubes e grupos de astronomia do nordeste. Cada participante da mesa expressou suas opiniões sobre o evento. E também foi aberta a votação para saber quem seria a próxima cidade a realizar o EANE de 2019, e por unanimidade, a cidade de Arapiraca- AL ganhou. 

 

IMPORTÂNCIA DO EVENTO PARA A SEASE 

O EANE é de grande importância para a astronomia nordestina, pois ele é um meio que facilita a comunicação entre grupos e instituições de astronomia, além de levar conhecimento, divulgações científicas e troca de ideias entre seu público. E para a SEASE, não foi diferente. Lá os sócios participantes puderam ter contanto com grandes amadores da ciência, além de levar as ideias e projetos da sociedade, e debates, trazendo assim, benefícios para o futuro da Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe.   

 

 

 Participação dos estados do nordeste no XVII EANE. (fonte: https://www.facebook.com/17eane/photos/a.365077673892607.1073741828.364039803996394/409869679413406/?type=3&theater)  

REGISTROS DO EVENTO  

      

AGRADECIMENTOS 

Agradecemos a todos os sócios da SEASE que conseguiram participar do evento; a SEASE; aos organizadores do XVII EANE, em especial aos queridíssimos Adriano Aubert e Rôse Meire Dias, por toda atenção e suporte. 

 

FONTES:  

https://www.facebook.com/17eane/ 

https://www.doity.com.br/17eane 

 

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.