Palestrantes da VI SEASE

saito

O prof. Dr. Roberto Kalbusch Saito confirmou presença na VI SEASE e nos deu a honra de ser o nosso palestrante em um minicurso em três dias no evento!

Com o tema: Astrobiologia

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), mestrado em Física (com área de concentração em Astrofísica) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutorado em Física (com área de concentração em Astrofísica) também pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Entre abril de 2008 e março de 2009 foi bolsista DTI no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Itajubá-MG, trabalhando no projeto do Observatório Virtual Brasileiro (BraVO). Em abril de 2009 mudou-se para Santiago-Chile, para integrar o time científico do projeto VISTA Variables in the Vía Láctea (VVV). Nos primeiros três anos esteve como pós-doutor na Pontificia Universidad Católica de Chile. Em março de 2012 passou a fazer parte também da Universidad de Valparaíso e do The Milky Way Millennium Nucleus. Retornou ao Brasil em abril de 2013. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Física de Universidade Federal de Sergipe.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/5268466227677857

  foto de allyson

O prof. Dr. Allyson dos Santos Oliveira também vai marcar presença na VI SEASE ministrando uma palestra.

Com o Tema: Configurações Centrais na Mecânica Celeste

Resumo: O clássico problema de N corpos da Mecânica Celeste tem por finalidade o estudo da dinâmica de N massas pontuais onde a única força atuando sobre elas é a atração gravitacional Newtoniana. A dificuldade da abordagem analítica das equações, por se tratar de um sistema não integrável se N > 2, faz-se surgir o interesse em buscar casos particulares de soluções, bem como considerações simplificadoras sobre as massas dos corpos. Se tentarmos obter a existência de uma solução homográfica no problema de N corpos, isto é, uma órbita tal que a “figura” formada pelos corpos é preservada a menos de homotetias ou rotações, recairemos numa equação não-trivial envolvendo as posições dos corpos. Uma configuração central é uma solução de tal equação e são, portanto, as posições iniciais que resultam em movimentos homográficos. Essa palestra tem um caráter introdutório e visa apresentar este tema e os interesses matemáticos nesta área.

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professor adjunto da Departamento de Matemática da Universidade Federal de Segipe. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Mecânica Celeste, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas hamiltonianos, problema dos n corpos e configurações centrais.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/6163617860139179

pauline

A Doutoranda Pauline McGinnis também marcará presença na VI SEASE e ministrará uma palestra.

Com o Tema: Como nascem as estrelas?

Possui graduação (2009) e mestrado (2011) em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, é atualmente aluna de doutorado na mesma instituição. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Formação Estelar, atuando principalmente nos seguintes temas: estrelas T Tauri, espectroscopia e fotometria.

Para mais informações: http://lattes.cnpq.br/2246158173908396

21

O Dr. Mário Everaldo de Souza também terá presença marcada na VI SEASE aonde ministrará uma palestra.

Com o Tema: A Teoria do Big Bang está indo pro Brejo.

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1982) e doutorado em Física – University Of Illinois At Chicago (1990). Atualmente é prof. associado 2 da Universidade Federal de Sergipe. Trabalha em Fenomenologia de Partículas Elementares e em Astrofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: Higgs boson, compositeness of quarks, baryon structure, mesons pesados, energies of baryons, fundamental interactions e rotação das galáxias espirais.

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793903E6

12316419_1625232521072015_4809947472511794159_n

A VI SEASE contará também com a presença dos professores Wildson de Aragão e Mariana Azevedo que irão ministrar uma palestra.

Com o Tema: Clima e Aquecimento na Terra.

Prof. Wildson de Aragão é graduado em Física (UFS) e mestrando do programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF – SBF/UFS). Atua principalmente nas áreas de Energia e Física Atmosférica. Professor de Física da rede particular de ensino.

Mais informação em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4292758Y8

Prof. Mariana Azevedo é graduada em Ciências Biológicas, Especialista em didática do ensino superior e cursa especialização em tecnologias educacionais. Professora de Biologia da rede particular de ensino.

Mais informação em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4493704Y1

Os dois são Desenvolvedores da página Clima Sergipe

 

hellen

A Presidente da SEASE Hellen Chaves vai nos honrar com uma palestra durante a VI SEASE

Com o Tema: Um panorama das contribuições e história da Astronomia Amadora: no Mundo, no Brasil e em Sergipe com ênfase na SEASE.

Presidente da SEASE, apaixonada por Astronomia, o foco é aprender e dividir o conhecimento sobre essa ciência com a sociedade. “Em 2007 com 11 anos tive minha primeira aula de astronomia na Chapada Diamantina-BA. Sonho em trabalhar como engenheira aeroespacial no JPL (Jet Propulsion Laboratory)”. Uma das coordenadoras dos projetos “Astronomia sob os céus de Sergipe e “O céu para os olhos e para os saberes do povo sergipano” e fez parte da Coordenação do XV EANE que trouxe a Astronoma Rosaly Lopes da NASA entre outros para Aracaju. Além de realizar usualmente palestras com temas em Astronomia nas escolas do Estado.

ivina

A Tesoureira da SEASE Ívina Mittaraquis também contribuirá ministrando uma Oficina na VI SEASE

Com o Tema: Espectroscopia: construindo seu próprio Espectroscópio!

Aluna de Física bacharelado da UFS e Tesoureira da SEASE. Atua na Sociedade a 4 anos, tendo como cargo anterior a Secretaria Geral. Participante de duas Reuniões Anuais da SAB, uma como participante ouvinte e em outra apresentou trabalho na área de Educação em Astronomia. Ganhadora do primeiro lugar na SEMAC 2013 com o trabalho “Astronomia: o Céu em nossas Mãos” e apresentou trabalho nas 2 edições posteriores desse evento. Apresentou trabalho no ENSEF e um mini curso de espectroscopia no ENSEF 2014, . Fez 3 iniciações a extensão em Astronomia e Agora faz iniciação científica também em Astronomia com o projeto “Distribuição Radial de Oxigênio em Galáxias Espirais Utilizando Observações Multifenda”. Uma das coordenadoras dos projetos “Astronomia sob os céus de Sergipe e “O céu para os olhos e para os saberes do povo sergipano”. Professora de reforço voluntária de Física e Matemática do ensino básico.