Um momento de brilho de uma estrela Nebulosa de Reflexão IC 2631.

 

Um momento de brilho de uma estrela – Nebulosa de Reflexão IC 2631.

Nebulosas de Reflexão são corpos celestes que refletem a radiação em forma de luz de uma estrela próxima.

A IC 2631 se encontra na Constelação do Camaleão, e é a mais brilhante do Complexo de Camaleão – uma enorme região de poeira e gás cósmico, que serve de berçário para novas estrelas. Ele pode ser observado nas áreas mais escuras da parte superior e inferior da Nebulosa, onde essas nuvens são tão densas que bloqueiam a luz emitida pelas estrelas e impedem a reflexão.

A estrela de iluminação responsável pela reflexão da Nebulosa é a recém-nascida HD 97300, uma estrela T Tauri, a mais brilhante e massiva da sua região. Por ser uma estrela T Tauri, ela ainda está em perspectiva por não ter alcançado o estado estável de uma estrela, a sequência principal, e ainda irá perder massa e diminuir durante o fim de sua formação.

Essas estrelas têm temperatura semelhante e quando estão na sequência principal, sendo que estrelas deste tipo têm uma versão bem maior que a sua posterior. Elas também não começaram a queimar Hidrogênio em Hélio para gerar combustão na estrela, como na sequência principal, mas já geram um grande calor a partir da sua contração.

Nebulosas de Reflexão como a IC 2631 apenas mandam a radiação da estrela de volta para o Espaço. Posteriormente, a radiação estelar com mais energia, como a radiação ultra-violeta de estrelas jovens mais quentes, pode ionizar o gás circundante da Nebulosa, fazendo-a emitir luz: as chamadas Nebulosas de Emissão.

As Nebulosas de Emissão sempre apresentam uma estrela poderosa e muito quente, que não é o caso da estrela DH 97300.

A imagem abaixo foi adquirida pelo Observatório de La Silla (Chile), com o telescópio MPG/ESO de 2,2 metros

Texto de: Victor Souza
Associado da SEASE

Fonte: http://www.eso.org/public/brazil

https://www.facebook.com/sease.astronomia/photos/a.143471339172115.1073741828.143131675872748/463368633849049/?type=3&theater

1 2

Ivo Matias Campos
Geógrafo com inclinação na área de Geociências, fã cerveja, ficção científica e literatura científica, amante da astronomia e astronáutica.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.