SOBRE AS OBSERVAÇÕES DOS DIAS 27 E 28 DE NOVEMBRO DE 2015

 

SOBRE AS OBSERVAÇÕES DOS DIAS 27 E 28 DE NOVEMBRO DE 2015

A Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (SEASE), juntamente com a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) – Galileu Galilei realizaram observações abertas ao público na área externa da CCTECA nesta Sexta (27) e Sábado (28) de Novembro.

Nas observações foram usados – o telescópio de 90mm Maksutov, Dobsoniano de 180mm e binóculos, onde foram observados as crateras da Lua, além do berço de estrelas, as plêiades, que é um aglomerado estrelar aberto de estrelas jovens (M45) na “constelação de Touro”, o mesmo é popularmente conhecido como “sete estrelas”. O aglomerado é dominado por estrelas que se formaram nos últimos 100 milhões de anos. Há uma nebulosa de reflexão formada por poeira em torno das estrelas mais brilhantes., além ainda da nebulosa de Órion (M42), a qual faz parte de uma imensa nuvem de gás e poeira e é um local de formação estelar, além de ser uma das poucas nebulosas vista a olho nu em regiões de poluição luminosa baixa, o que não é o caso de Aracaju.

Com auxílio de um computador e projetor, fizemos apresentações de softwares astronômicos: STELLARIUM e MITAKA, e o público foi agraciado em diversos assuntos da astronomia introduzidos. Nestas observações tivemos um público aproximado de 50 pessoas. .

Texto:Jaelsson S. Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.