SOBRE AS OBSERVAÇÕES DOS DIAS 19 E 20 DE FEVEREIRO DE 2016

 

SOBRE AS OBSERVAÇÕES DOS DIAS 19 E 20 DE FEVEREIRO DE 2016

A Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (SEASE), juntamente com a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA – Galileu Galilei) e apoiada da Fundação de Apoio à Pesquisas e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE), realizaram observações com telescópios abertas ao público na área externa da CCTECA nesta Sexta (19) e Sábado (20) de Fevereiro.

Nas observações foram usados – o telescópio, Dobsoniano de 180mm e um binóculo e diversas oculares (9mm, 10mm, 15mm, 25mm e 32mm) e laser para apontar e explicar melhor os objetos no céu. Foram observados as crateras da Lua, as Plêiades (M45), que é um aglomerado estrelar aberto de estrelas jovens na “constelação de Touro”, o mesmo é popularmente conhecido como “sete estrelas”. O aglomerado é dominado por estrelas que se formaram nos últimos 100 milhões de anos. Há uma nebulosa de reflexão formada por poeira em torno das estrelas mais brilhantes, mas que não existe uma relação direta entre elas. No final das observações foi a vez de acompanhar o maior planeta do sistema solar, Júpiter e suas 4 principais luas (Luas de Galileu): Io, Gamimedes, Calisto e Europa.

Com o auxílio de um computador e projetor, fizemos apresentações do software astronômico – STELLARIUM e MITAKA, introduzindo diversos assuntos da astronomia, a exemplo da Radiação Cósmica de Fundo e o Universo em escala.

Essas observações são rotineiras realizadas pela SEASE (são em média 4 observações abertas ao público por mês, sempre em períodos de Lua Crescente e Cheia), cujo objetivo é atender ao público e passar de modo geral um pouco de conhecimento e informação sobre Astronomia na qual é uma ciência pouco divulgada. No Sábado (20) um fato emocionante, comovente e que chamou atenção foi o choro emocionado de um senhor por ter observado o planeta Júpiter com um telescópio pela primeira vez.

Apesar de um público pequeno, nós que fazemos a SEASE somos gratos a todo o público que participou e ter nos proporcionado muitas emoções, contamos com a presença de vocês em outras oportunidades, pois acreditamos que somos capazes de contribuir e mudar a realidade da ciência no nosso estado e para que este sonho seja cada vez mais possível contamos sempre com as colaborações de vocês, seja participando de nossos eventos, compartilhando-os nas redes sociais ou nos ajudando de alguma forma. Ver-nos-emos nas próximas atividades, estão todos convidados!

Fontes:https://pt.wikipedia.org/wiki/Plêiades, https://pt.wikipedia.org/wiki/Sat%C3%A9lites_de_J%C3%BApiter

Créditos de imagens: Liliane Martins

Texto: Jaelsson Lima e Liliane Martins

índic índic- índice- índice-- índice1 índice4 índice5 índice6 índice7 índice8

.

Ivo Matias Campos

Geógrafo com inclinação na área de Geociências, fã cerveja, ficção científica e literatura científica, amante da astronomia e astronáutica.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.