SOBRE AS OBSERVAÇÕES DOS DIAS 17 E 18 DE JUNHO DE 2016

 

A Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (SEASE), juntamente com a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA – Galileu Galilei) e apoiada da Fundação de Apoio à Pesquisas e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE), realizaram  observações com telescópios abertas ao público na área externa da CCTECA nesta Sexta (17) e Sábado (18) de Junho.

Nas observações foram usados – o telescópio Catadióptrico (Maksutov) de 90mm, um Refletor (Dobsoniano) de 180mm e um Refletor (Dobsoniano)  de 254mm, com o suporte de diversas oculares (10mm, 15mm, 20mm e 25mm). Tendo suporte de um computador e projetor na apresentação do software Stellarium e Mitaka, onde ocorreram explicações sobre alguns temas de astronomia, astrofísica e cosmologia, exemplo do Universo em escala, magnitudes de estrelas e distâncias de objetos celestes até assuntos relacionados a possibilidades de vidas em outros mundos.

As observações desta sexta e sábado, 17 e 18, contaram com poucas pessoas devido às condições climáticas ruins para a realização das mesmas, mas quem compareceu teve o privilégio de observar o planeta Júpiter, a Lua, o planeta Marte e Saturno, e alguns satélites destes planetas.

Essas observações são rotineiras oferecidas pela SEASE (são em média 4 observações abertas ao público por mês, sempre em períodos de Lua Crescente e Cheia), cujo objetivo é atender ao público e passar de modo geral um pouco de conhecimento e informação sobre Astronomia na qual é uma ciência pouco divulgada.

Nós que fazemos a SEASE somos gratos à todo o público que participou e ter nos proporcionado muitas emoções, contamos com a presença de vocês em outras oportunidades. Dia, 21, estaremos realizando atividades no povoado Sapé em Itaporanga d’ Ajuda na Escola Municipal Professor Nilson Barreto Socorro. Até Breve!

Créditos de imagens: João Victor.

Texto: Jaelsson S. Lima.

mitaka sease_observação1 sease_observação2 sease_observação3 sease_observação4 sease_observação5 sease_observação6

Ivo Matias Campos

Geógrafo com inclinação na área de Geociências, fã cerveja, ficção científica e literatura científica, amante da astronomia e astronáutica.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.