SOBRE AS OBSERVAÇÕES DOS DIAS 15 E 16 DE ABRIL DE 2016

 

SOBRE AS OBSERVAÇÕES DOS DIAS 15 E 16 DE ABRIL DE 2016

Mais uma vez, a Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (SEASE), juntamente com a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA – Galileu Galilei) e apoiada da Fundação de Apoio à Pesquisas e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE), realizaram observações com telescópios abertas ao público na área externa da CCTECA nesta Sexta (15) e Sábado (16) de Abril.

Nas observações foram usados – o telescópio Catadióptrico (Maksutov) de 90mm, um Refletor (Dobsoniano) de 180mm e um Refletor (Newtoniano) motorizado de 150mm, além de um computador e projetor, diversas oculares (9mm, 10mm, 15mm, 25mm e 32mm) e laser para apontar e explicar melhor os objetos no céu. Em paralelo foram realizados testes de equipamentos se preparando para a cobertura do transito do planeta Mercúrio sobre o Sol (no dia 9 de Maio) e respectivos estudos científicos a serem realizados.

As observações contaram com cerca de 50 pessoas, e foram observados o planeta Júpiter e a Lua (utilizando os telescópios de 180mm, e 90mm) durante a maior parte do tempo. Depois, ocorreram algumas pausas na observação por causa das nuvens. Nesta observação, percebemos o número crescente de pessoas interessadas pelo curso de Física e Física com Hab.em Astronomia, além de outras perguntas sobre eventos astronômicos e dúvidas diversas, etc.

Essas observações são rotineiras oferecidas pela SEASE (são em média 4 observações abertas ao público por mês, sempre em períodos de Lua Crescente e Cheia), cujo objetivo é atender ao público e passar de modo geral um pouco de conhecimento e informação sobre Astronomia na qual é uma ciência pouco divulgada.
Nós que fazemos a SEASE somos gratos à todo o público que participou e ter nos proporcionado muitas emoções, contamos com a presença de vocês em outras oportunidades. Até breve!

Texto: Jaelsson Lima e Thaynara Santos.

IMG_1901 IMG_1903 IMG_1904 IMG_1905

Ivo Matias Campos
Geógrafo com inclinação na área de Geociências, fã cerveja, ficção científica e literatura científica, amante da astronomia e astronáutica.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.