Palestrantes da VII SEASE

Categoria: Palestras

img_0246

O Prof. Dr. Mário Everaldo de Souza terá presença marcada na VII SEASE aonde ministrará uma palestra.

Tema: Oscilações de Neutrinos Indicam a Existência da Quinta Força da Natureza

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1982) e doutorado em Física – University Of Illinois At Chicago (1990). Atualmente é prof. associado 2 da Universidade Federal de Sergipe. Trabalha em Fenomenologia de Partículas Elementares e em Astrofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: Higgs boson, compositeness of quarks, baryon structure, mesons pesados, energies of baryons, fundamental interactions e rotação das galáxias espirais.

Mais informações:  http://lattes.cnpq.br/1772039355170349, http://www.primons.com/

marcelo-rosa

O Prof. Dr. Marcelo da Rosa Alexandre também vai marcar presença na VII SEASE ministrando uma palestra.

Com o tema: Matéria Orgânica em Meteoritos: Entendendo a Origem da Vida

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Trabalhou como pesquisador técnico na Brown University – USA. Trabalhou no ensino médio como professor de Química. Tem experiência na área de Química Analítica, Oceanografia Química, Astrobiologia, Paleoclimatologia e Química Ambiental. Possui vasto conhecimento em cromatografia gasosa acoplada com espectrômetro de massa, FID, ECD, TCD bem como IRMS e Análise Elementar. Também possui bom conhecimento em cromatografia liquida acoplada a espectrometria de massas, DAD e FLD. Possui conhecimentos teóricos em análises de IR, RMN C e H, UV-VIS, TGA e ICP-MS. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: Química analítica, oceanografia química, biomarcadores, poluentes orgânicos, matéria orgânica em meteoritos, análise isotópica, VOC entre outros relacionados a química ambiental.

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/4575013676379643

vinicius-grilo

O graduando Marcus Vinicius Grilo da Silva irá marcar presença na VII SEASE ministrando uma palestra.

Com o tema: Obtenção de parâmetros estelares através do ajuste de espectros sintéticos.

Formando na graduação do curso Bacharelado em Física com Habilitação em Astronomia na Universidade Federal de Sergipe. Fez um ano de iniciação científica na área de formação estelar, com o estudo de eventos de acreção magnetosférica em estrelas jovens de baixa massa. Atualmente realiza pesquisa no mesmo tema, orientado pelo professor Marcelo Medeiros Guimarães.

ellen_elza

A Presidente da SEASE Hellen Chaves vai nos honrar com uma palestra em conjunto com a Dra. Elza Ferreira Santos durante a VII SEASE.

Com o Tema: Um panorama das contribuições e história da Astronomia

Elza Ferreira Santos: Possui graduação em Licenciatura Letras Português pela Universidade Federal de Sergipe (1993), mestrado em Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2006) reconhecido pela Universidade Federal da Bahia, doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2013) com estágio de doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2012). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. Tem experiência na área de Educação e de Língua Portuguesa. Seus interesses em pesquisa relacionam-se aos temas Relações de Gênero, Educação Profissional, Literatura, Psicanálise.

Mais informações:http://lattes.cnpq.br/2729412597740900

Hellen Larissa Nascimento Chaves: Presidente da SEASE, apaixonada por Astronomia, o foco é aprender e dividir o conhecimento sobre essa ciência com a sociedade. “Em 2007 com 11 anos tive minha primeira aula de astronomia na Chapada Diamantina-BA. Sonho em trabalhar como engenheira aeroespacial no JPL (Jet Propulsion Laboratory)”. Uma das coordenadoras dos projetos “Astronomia sob os céus de Sergipe e “O céu para os olhos e para os saberes do povo sergipano” e fez parte da Coordenação do XV EANE que trouxe a Astrônoma Rosaly Lopes da NASA entre outros para Aracaju. Além de realizar usualmente palestras com temas em Astronomia nas escolas do Estado. Faz Física Bacharelado na Universidade Federal de Sergipe.

nilson-santos

O Prof. Nilson Silva Santos também vai marcar presença na VII SEASE ministrando uma palestra.

Com o tema: O Desenvolvimento da Astronomia Amadora em Sergipe: Das Origens Históricas às Perspectivas Futuras

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2003). Atualmente é estatutário vinculado à SEED/SE, atuando como professor titular de Geografia no Ensino Fundamental e Médio, no Colégio Estadual General Calazans; tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Educação Ambiental; atua na área de Astronomia amadora, como fundador e coordenador do Clube Dorense de Astronomia Órion (2008); realiza trabalhos de oficina de construção e lançamento de foguetes didáticos para professores e estudantes, com ênfase em Astronáutica; pós-graduando em Educação Ambiental pela Faculdade Atlântico-SE e Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul-SP; palestrante nas áreas de meio ambiente e ciências espaciais; bolsista do Programa Astronomia e Astronáutica do MEC/MCT/AEB. 

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/1889338298664199, http://cdaorion.blogspot.com.br/

img_2987

O Me. Guthierre Ferreira Araújo vai marcar presença na VII SEASE ministrando uma palestra.

Com o tema: Extensão e Interdisciplinaridade: A Astronomia no Ensino Médio – A Experiência do Instituto Federal de Sergipe

 Mestre pela Pós Graduação de Geografia da Universidade Federal de Sergipe. Técnico do Instituto Federal de Sergipe. Coordenador do projeto PIBEX/IFS: AstroIFS – O Universo em Perspectiva. Coordenador da pesquisa PPTAE/IFS: Estudos Astrométricos e Astrofísico a Partir do Monitoramento por Imageamento Automático De Meteoros. Graduou-se no ano de 2012 em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Realizou duas mobilidades acadêmicas, a primeira na Universidade Federal do Ceará em Fortaleza, 2010-2011, onde foi integrante do Laboratório de Estudos Agrários e Territoriais – LEAT, o segundo na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) onde participou como aluno especial das atividades do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária – NERA . Participa do Grupo de pesquisa Milton Santos – GEPMITS. Desenvolveu três pesquisas entre 2009 e 2011, sendo a primeira financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa em Alagoas (FAPEAL) a segunda pelo Programa de Incentivo a Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFAL) e a terceira pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa-Ação. Seus trabalhos focalizam as seguintes linhas temáticas: Produção do Espaço; Políticas Públicas, Desenvolvimento Territorial, Conflitos Territoriais e Formação Humana. Trabalhou como Auxiliar de Pesquisa no PNERA II (Pesquisa Nacional da Educação da Reforma Agrária) vinculada ao IPEA em parceria com o INCRA/UNESP. Trabalhou durante 2013 como Tutor a distância no Programa Universidade Aberta de Brasil CESAD-UFS. Em 2016 pela coordenação do projeto (AstroIFS) conseguiu implantar a primeira estação de monitoramento de meteoros do estado de Sergipe.

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/1505721701028137

tiago_ribeiro

O Prof. Dr. Tiago Ribeiro de Souza também vai marcar presença na VII SEASE ministrando uma palestra.

Com o tema: Telescópios Robóticos

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Sergipe e faz parte do núcleo de Pós-Graduação em Astrofísica. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astronomia, atuando principalmente nas áreas de astrofísica estelar e instrumentação astronômica. 

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/7564228630725113

observatorio-nacional-pos-graduacao-geofisica O Prof. Dr. Armando Bartolome Bernui Leo marcará presença na VII SEASE ministrando uma palestra via vídeo conferência.

Com o tema: Sobre Cosmologia (A definir)

possui graduação em Fisica – Universidad Nacional de Ingenieria (1981), mestrado em Física – Matemática – Scuola Internazionale Di Studi Superiori Avanzati (1985) e doutorado em Física – Matemática – Scuola Internazionale Di Studi Superiori Avanzati (1990). Pesquisador do Observatório Nacional (RJ), tem experiência nas áreas de Física-Matemática e Cosmologia, com ênfase na cosmologia observacional, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura em grande escala do universo (Oscilações Acústicas de Bárions), e propriedades fundamentais da Radiação Cósmica de Fundo, tais como sua distribuição angular (isotropia estatística) e suas propriedades estatísticas (Gaussianidade).

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/6926651124954505,

Categoria: Workshops

emerson-mendonca

O graduando em Física Emerson Mendonça Amaral marcará presença na VII SEASE ministrando um Workshop.

Com o tema: Aquisição e Manutenção de Telescópios

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Atualmente faz graduação em Física Lic. pela Universidade Federal de Sergipe. Participou de projetos de extensões e iniciação científica na área de Astronomia, com o Prof. Sergio Scarano Jr.

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/1701694624030599

edgenia

A Profa. Edigenia Ferreira Santos  marcará presença na VII SEASE ministrando um Workshop, além de uma mini-apresentação na categoria Trabalhos Curtos.

Tema do Workshop: Técnicas de Fotometria Diferencial com Câmeras Acopladas a Telescópios

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Sergipe (1997), graduação em Direito pela Universidade Tiradentes (2011), especialização em Curso de Especialização Ensino de Ciências Física pela Universidade Federal de Sergipe (2004) e especialização em Esp. Automação Industrial e Controle de Processos pela Universidade Federal de Sergipe (2000). Atua como professora da rede pública de ensino básico e faz Mestrado Profissional do Ensino de Física na UFS.

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/4302514059169258

17 43

A graduanda Dinorah Barbosa da Fonseca Teixeira e o graduando Italo Souza Melo irão marcar presença na VII SEASE ministrando um Workshop.

Com o tema: Recursos para Acessar Observatórios Virtuais

 Dinorah Barbosa da Fonseca Teixeira: Graduanda em Física Bacharelado na Universidade Federal de Sergipe, além de ser secretária geral da SEASE. Atualmente faz pesquisa na área de astrofísica com o Prof. Tiago Ribeiro de Souza.

Italo Souza Melo: Graduando no curso Bacharelado em Física com Habilitação em Astronomia na Universidade Federal de Sergipe. Atualmente faz pesquisa na área de astrofísica também com o Prof. Tiago Ribeiro de Souza.

Categoria: Trabalhos Curtos:

Na categoria Trabalhos os seguintes palestrantes e com seus respectivos temas farão apresentações na VII SEASE. (Obs.: Seria inviável elaborar descrições pessoais de cada palestrante nesta categoria)

Tarcísio Barreto: Astrofotografia e Recursos para Acompanhamento Sideral

Nilo Shirazi (Nafiseh Mirzajani): Persian Calendar (O Calendário Persa)

Alexsandra: As Constelações e a Mitologia: Conexões com a Psicologia

Walter Prado & Miqueline Aragão: Medindo  a Altura das Crateras da Lua

Edigênia Ferreira & Wildson de Aragão: O Tempo de Vida do Sol a partir da Medida da Constante Solar

Manoel Messias: Medidas da Velocidade da Luz Utilizando Observações de Júpiter e Simulações com o Stellarium

Fernando  Xerxes: Processo de Datação Geológica Usando Asteroides

Gabriel Alves: Extremófilos e a Exobiologia

Maria & Débora Matos: Termos Astronômicos em Libras

Jéssica Pereira: Calibração em Comprimento de onda com Espectrógrafo Caseiro

Thainá Aragão: XMM ao Alcance de Todos: Processo de Análise de Dados

 Ivina Mittaraquis: Como Obter Dados do Telescópio Gemini a fazer a Redução Utilizando o Pacote Ureka

Marissol Mwaba: Intercâmbio com colaborações internacionais para estudo da astronomia