Relatório do Asteroid Day – Aracaju/SE

 

RELATÓRIO DO ASTEROID DAY 

 

SOCIEDADE DE ESTUDOS ASTRONÔMICOS DE SERGIPE  

SÓCIOS PARTICIPANTES: TAYSSA BARRETO,  LILIANE MARTINS, AUGUSTO ALMEIDA, THAYNARA SANTOS, IVO CAMPOS, ISRAEL SANTOS, WAGNER ARAÚJO, EDEN SIMÕES, SÁVIO MOREIRA .   

RELATORA: THAYNARA SANTOS NASCIMENTO.  

ARACAJU/SE, 04 DE JULHO DE 2017.

 

 

O QUE É O ASTEROID DAY? 

O Dia do Asteroide, declarado pela ONU em 2016, é um dia de conscientização global que divulga e alerta a população para o perigo da queda de asteroides no planeta Terra. O último Dia do Asteroide aconteceu numa sexta-feira, 30 de Junho de 2017, que no Brasil é realizado através do apoio do GaeA – Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos.  

Fontes: http://press.exoss.org/asteroid-day-2017-brasil-tem-o-maior-numero-de-eventos-em-todo-o-mundo/

https://www.facebook.com/gaea.astronomia

 

 

ASTEROID DAY REALIZADO PELA SEASE

Devido à greve do 30 de Junho de 2017, realizamos o evento relativo a essa data, no dia 01 de Julho de 2017, no sábado. Contamos com a presença de cerca de 30 pessoas. O evento contou com uma palestra do Prof. Augusto Cesar Silva Almeida – diretor do Planetário da CCTECA Galileu Galilei, de tema “Asteroides: do conceito à ameaça real ao planeta Terra”, que explicou a formação do nosso sistema solar; posições dos corpos celestes; os conceitos de cometas,  meteoroides, meteoros e meteoritos; as quedas de meteoritos, cometas e asteroides mais famosos que tivemos na Terra; a ameaça desses corpos ao nosso planeta; a importância do Asteroid Day para a sociedade; informou sobre os grupos que fazem trabalhos de monitoramento dos céus e de asteroides; mostrou como podemos observar um asteroide; e por fim, apresentou o trabalho que SEASE fez, ao observar e registrar o asteroide Vesta (Link do relatório dessa observação:http://sease.org.br/asteroidevesta3170-2/). Em seguida, tivemos coffee break, logo depois um debate sobre a importância de discutirmos o tema. 

 

IMPORTÂNCIA DO EVENTO PARA A SEASE  

Esse evento é de grande importância mundial, pois é algo real, que necessita de estudos e conhecimento para assegurar, até mesmo, nossa sobrevivência no planeta. E tomando consciência disso, a SEASE  participou para mostrar a população local, a necessidade de aprender mais sobre o tema, entender sobre esses corpos, e os perigos que estão fora da Terra. 

 

REGISTROS DO EVENTO 

 

 

 

AGRADECIMENTOS 

Agradecemos a todos os sócios que ajudaram na realização do evento; ao Prof. Augusto Almeida pela palestra; A CCTECA por ceder o espaço; ao GaeA – Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos por apoiar os grupos de astronomia em seus eventos.  

2 comments to Relatório do Asteroid Day – Aracaju/SE

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.