Relatório do Asteroid Day – Aracaju/SE

 

RELATÓRIO DO ASTEROID DAY 

 

SOCIEDADE DE ESTUDOS ASTRONÔMICOS DE SERGIPE  

SÓCIOS PARTICIPANTES: TAYSSA BARRETO,  LILIANE MARTINS, AUGUSTO ALMEIDA, THAYNARA SANTOS, IVO CAMPOS, ISRAEL SANTOS, WAGNER ARAÚJO, EDEN SIMÕES, SÁVIO MOREIRA .   

RELATORA: THAYNARA SANTOS NASCIMENTO.  

ARACAJU/SE, 04 DE JULHO DE 2017.

 

 

O QUE É O ASTEROID DAY? 

O Dia do Asteroide, declarado pela ONU em 2016, é um dia de conscientização global que divulga e alerta a população para o perigo da queda de asteroides no planeta Terra. O último Dia do Asteroide aconteceu numa sexta-feira, 30 de Junho de 2017, que no Brasil é realizado através do apoio do GaeA – Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos.  

Fontes: http://press.exoss.org/asteroid-day-2017-brasil-tem-o-maior-numero-de-eventos-em-todo-o-mundo/

https://www.facebook.com/gaea.astronomia

 

 

ASTEROID DAY REALIZADO PELA SEASE

Devido à greve do 30 de Junho de 2017, realizamos o evento relativo a essa data, no dia 01 de Julho de 2017, no sábado. Contamos com a presença de cerca de 30 pessoas. O evento contou com uma palestra do Prof. Augusto Cesar Silva Almeida – diretor do Planetário da CCTECA Galileu Galilei, de tema “Asteroides: do conceito à ameaça real ao planeta Terra”, que explicou a formação do nosso sistema solar; posições dos corpos celestes; os conceitos de cometas,  meteoroides, meteoros e meteoritos; as quedas de meteoritos, cometas e asteroides mais famosos que tivemos na Terra; a ameaça desses corpos ao nosso planeta; a importância do Asteroid Day para a sociedade; informou sobre os grupos que fazem trabalhos de monitoramento dos céus e de asteroides; mostrou como podemos observar um asteroide; e por fim, apresentou o trabalho que SEASE fez, ao observar e registrar o asteroide Vesta (Link do relatório dessa observação:http://sease.org.br/asteroidevesta3170-2/). Em seguida, tivemos coffee break, logo depois um debate sobre a importância de discutirmos o tema. 

 

IMPORTÂNCIA DO EVENTO PARA A SEASE  

Esse evento é de grande importância mundial, pois é algo real, que necessita de estudos e conhecimento para assegurar, até mesmo, nossa sobrevivência no planeta. E tomando consciência disso, a SEASE  participou para mostrar a população local, a necessidade de aprender mais sobre o tema, entender sobre esses corpos, e os perigos que estão fora da Terra. 

 

REGISTROS DO EVENTO 

 

 

 

AGRADECIMENTOS 

Agradecemos a todos os sócios que ajudaram na realização do evento; ao Prof. Augusto Almeida pela palestra; A CCTECA por ceder o espaço; ao GaeA – Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos por apoiar os grupos de astronomia em seus eventos.  

Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe
Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe

2 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.