METEORITOS – Introdução à meteorítica e uma visão geral dos meteoritos brasileiro

 

No site (http://livrometeoritos.weebly.com/) está disponível um dos livros mais completo e atualizado sobre meteoritos brasileiro “METEORITOS – Introdução à meteorítica e uma visão geral dos meteoritos brasileiro”, escrito por Higor Martinez Oliveira, versão do livro em arquivo digital no formato PDF aqui: (METEORITOS – Introdução à meteorítica e uma visão geral dos meteoritos brasileiro – 1º_edição -_Higor_Martinez_Oliveira_- 2015.)

meteo

SOBRE O LIVRO:

Este livro foi escrito com o intuito principal de contribuir para a divulgação da meteorítica no Brasil, um assunto ainda muito desconhecido e pouco compreendido por grande parte das pessoas, apesar do crescente esforço em divulgar esta ciência, seja por meio de projetos, campanhas, eventos, e até mesmo na internet; bem como fornecer dados e informações sobre os meteoritos encontrados e catalogados no Brasil.

Meteoritos são fragmentos de diversos corpos sólidos do Sistema Solar, que vagaram por milhões / bilhões de anos pelo espaço sideral até chegarem na superfície da Terra. O estudo dos meteoritos é uma importante fonte para se obter informações sobre a origem e evolução de todo o nosso Sistema. Para se ter uma ideia, alguns meteoritos são tão antigos quanto o Sistema Solar.

Apesar de sua vasta área territorial, o Brasil possui poucos exemplares encontrados e catalogados. Até o fechamento deste livro (17/08/2015), o Brasil contava com apenas 69 meteoritos catalogados, um número extremamente pequeno, principalmente se compararmos com países de área territorial semelhante e que já catalogaram até 25 vezes mais meteoritos. Isso se deve à diversos fatores, até mesmo climáticos, mas também pela carência de informação sobre os meteoritos no país.

Porém, vale destacar que o Brasil, apesar de sua pequena coleção de meteoritos, possui exemplares que figuram entre os mais raros e importantes do mundo. Entre os destaques da coleção nacional, podemos citar: Angra dos Reis, que deu origem à classe dos meteoritos angritos e que permaneceu por muito tempo como o único do gênero; Santa Catharina, meteorito com maior teor de níquel do mundo; Ibitira, um eucrito com vesículas e o Governador Valadares, o único meteorito marciano brasileiro.

Logo, esta obra tem como intuito fornecer dados e informações, em diversos aspectos, que serão descritos no decorrer deste livro, sobre os meteoritos brasileiros, produzindo um diagnóstico geral dos meteoritos no Brasil e fazendo uma breve introdução à meteorítica, trazendo conteúdos básicos da área de uma forma simplificada.

Ivo Matias Campos

Geógrafo com inclinação na área de Geociências, fã cerveja, ficção científica e literatura científica, amante da astronomia e astronáutica.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.